Essa é uma coluna especial, escrita por Manuel Astorga, estudante de Marketing na Porto Accounting and Business School e enviada aqui pra gente!
O Instagram da Seleção Portuguesa tornou-se recentemente o mais seguido entre as seleções
de futebol superando o da Seleção Brasileira. Como se explica o facto de a Seleção Portuguesa
ter quase o dobro de seguidores no Instagram em relação à população do país? Qual será o
motivo de a seleção de um país que não ganhou ainda um Mundial tenha mais visibilidade
online do que a seleção pentacampeã do mundo?
A explicação é simples: Cristiano Ronaldo.
Certamente um dos melhores e mais influentes atletas da história, o português é reconhecido
mundialmente e conta com uma base de fãs extremamente diversificada, abrangendo
diferentes faixas etárias e geográficas. A sua história hercúlea de sucesso, sustentada pelo seu
desempenho e disciplina que levou um jovem de uma família com poucas condições
financeiras da ilha da Madeira para os mais importantes estádios do mundo, é uma inspiração
para todos os jovens que se começam a interessar por futebol.
Essa notoriedade aliada à personalidade carismática de Cristiano e à criteriosa gestão das suas
redes sociais torna-o no atleta mais valioso do mundo no que toca ao marketing.
Cada vez que Ronaldo partilha conteúdos relacionados à seleção nacional, a exposição global
da equipa aumenta exponencialmente. Fãs de todo o mundo seguem a Seleção Portuguesa
para acompanhar os feitos do ídolo, o que se traduz num crescimento rápido da base de
seguidores da equipa.
Apesar de tudo o que foi dito acima, convém enaltecer também a estratégia implementada
pela Federação Portuguesa de Futebol no que toca à sua presença nas redes sociais, focada na
criação de conteúdos envolventes, interativos e diversificados, como vídeos de bastidores ou
entrevistas exclusivas aos atletas e ao staff. Além disso, o sucesso desportivo que a “Seleção
das Quinas” obteve com a conquista do Euro 2016 e a com a vitória na Liga das Nações em
2019 contribuiu de sobremaneira para o aumento de seguidores da mesma.
Dado o peso histórico que o Brasil tem no futebol mundial, com jogadores lendários como
Pelé, Ronaldo e Neymar, a “Seleção Canarinha” sempre foi a mais mediática e relevante desde
que há memória e é considerado consensualmente o país do futebol, pelo que ultrapassar a
Seleção Brasileira em seguidores é um feito significativo.
Concluindo, esta ultrapassagem simboliza muito mais do que uma mera mudança numérica.
Representa o poder de um único atleta em moldar a perceção e popularidade de uma equipa a
nível global que, aliado a uma estratégia digital bem definida, torna Portugal um case study de
como o futebol moderno se joga tanto no campo como nas redes socias.
Essa é uma coluna de opinião. As opiniões do colunista não necessariamente refletem as opiniões do Euro Fut.